Esta dieta está na moda?
Há tempos ouço mitos e lendas sobre dietas, coisa que me causa pavor. Muitas pessoas escolhem um alimento x, como é o caso da chia atualmente, e, consomem como se este alimento fosse suprir todas as necessidades do corpo "numa verdade absoluta". O que realmente deve conter em sua dieta?
Acredito que somos muito ignorantes quanto alimentação e quando reflito sobre o impacto de certas dietas no organismo me assusto, pois, a dieta inadequada também afeta a mente e portanto o nosso comportamento.
Mas qual seria a dieta adequada? Esta dieta serve para todos?
Você é a melhor pessoa para responder e só pode responder através de testes e do uso do bom senso.
Nunca fui uma pessoa de seguir dietas indicadas, pois, na minha casa sempre foi tudo muito rico e variável de produtos naturais, apesar de ser uma família carnívora como muitas outras. Hábitos alimentares arraigados na família cooperaram para eu ser vegetariana, pela oferta de alimentos naturais, mas apesar da oferta e da gama, muitos não eram tão adequados ao meu biotipo.
Algo a se pesar também é que uma dieta envolve alimentação e outras combinações como bom sono, descanso, capacidade de lidar com os conflitos da vida e etc. As orientações de profissionais da área são válidas, porém, até a página 12, vale muito mais o bom senso e uma dieta completa livre de restrição.
Quando resolvi me tratar com a medicina aiurvédica e já faz um tempinho. Descobri que existiam ajustes a serem feitos na minha dieta. Os ajustes estavam adequados ao meu biotipo. Segundo a medicina natural indiana, todos os fatores interferem nos ritmos, no equilíbrio e no desequilíbrio de cada biotipo. As estações do ano, forma de preparar o alimento, temperos, roupas, ambientes, temperaturas e etc. Aos poucos, sem radicalismo, fui agregando muitas das recomendações que foram me dada. No processo senti muita harmonia e funcionalidade nos sistemas do corpo. Senti que meu corpo naturalmente começou a realizar desintoxicação e melhor assimilação; além de ter melhorado a eliminação.
Outra coisa muito importante da medicina auyrvédica, é que ela se baseia em algo muito similar a cronobiologia (horário de funcionamento dos sistemas do corpo). Trocando em miúdos, somos guiados pelo relógio solar. Existem horas mais adequadas para fazermos nossas refeições e quando quebramos com isto temos dificuldades na digestão e na assimilação dos nutrientes pelo organismo. O corpo demanda muito mais energia para digestão quando nos alimentamos em horas erradas. Muitas vezes, mesmo na ingestão de produtos naturais, teremos uma baixa assimilação, pois, não é o momento de ingestão, e sim de pausa para corpo se restabelecer.
Resumo da ópera, comer chia ou qualquer outro grão que é originado de algum país, até pode ser nutritivo e muito bom para certos biotipos, mas, não quer dizer que seja o mais adequado para você só porque foi publicado na revista Cláudia ou foi matéria do jornal da Globo.
Tentar suprir a gama de necessidades do corpo através de complexos de vitaminas até podem ser útil para algumas pessoas, mas a gramatura de cada componente pode ser excessiva para seu corpo. Fique de olho! Fique de olho também no seu nutricionista, observe qual é a corrente que ele segue, ninguém além de você é capaz de saber sobre seu corpo. Você não sabe os nomes das doenças que lhe afetam, mas sabe o que sente e como estas lhe afetam. Inchaço, mal estar, irritação, acidez, dentre outros são indicadores que algo está estranho no seu organismo.
Tomar água toda hora, comer a cada 3 horas, dentre outros mitos, funciona para algumas pessoas, para outras é totalmente prejudicial, mas como você saberá?
Reforçando, você saberá se observar o que realmente lhe faz bem, o que está lhe faltando e como compensar tudo isto harmoniosamente. Analise suas refeições e não esqueça que dietas adequadas contém produtos naturais como cereais: arroz, aveia e etc. Grãos como: lentilha, grão de bico, ervilha, fava e etc; amargos como: escarola, alface, catatonia; doces como: cenoura, batata-doce e beterraba; adstringentes como: agrião e nabo; picantes como mostarda. Frutas azedas, doces, amargas; são muito importante e necessário, pois, cada um possui uma função e auxilia no processo de assimilação e eliminação.
Acredito que somos muito ignorantes quanto alimentação e quando reflito sobre o impacto de certas dietas no organismo me assusto, pois, a dieta inadequada também afeta a mente e portanto o nosso comportamento.
Mas qual seria a dieta adequada? Esta dieta serve para todos?
Você é a melhor pessoa para responder e só pode responder através de testes e do uso do bom senso.
Nunca fui uma pessoa de seguir dietas indicadas, pois, na minha casa sempre foi tudo muito rico e variável de produtos naturais, apesar de ser uma família carnívora como muitas outras. Hábitos alimentares arraigados na família cooperaram para eu ser vegetariana, pela oferta de alimentos naturais, mas apesar da oferta e da gama, muitos não eram tão adequados ao meu biotipo.
Algo a se pesar também é que uma dieta envolve alimentação e outras combinações como bom sono, descanso, capacidade de lidar com os conflitos da vida e etc. As orientações de profissionais da área são válidas, porém, até a página 12, vale muito mais o bom senso e uma dieta completa livre de restrição.
Quando resolvi me tratar com a medicina aiurvédica e já faz um tempinho. Descobri que existiam ajustes a serem feitos na minha dieta. Os ajustes estavam adequados ao meu biotipo. Segundo a medicina natural indiana, todos os fatores interferem nos ritmos, no equilíbrio e no desequilíbrio de cada biotipo. As estações do ano, forma de preparar o alimento, temperos, roupas, ambientes, temperaturas e etc. Aos poucos, sem radicalismo, fui agregando muitas das recomendações que foram me dada. No processo senti muita harmonia e funcionalidade nos sistemas do corpo. Senti que meu corpo naturalmente começou a realizar desintoxicação e melhor assimilação; além de ter melhorado a eliminação.
Outra coisa muito importante da medicina auyrvédica, é que ela se baseia em algo muito similar a cronobiologia (horário de funcionamento dos sistemas do corpo). Trocando em miúdos, somos guiados pelo relógio solar. Existem horas mais adequadas para fazermos nossas refeições e quando quebramos com isto temos dificuldades na digestão e na assimilação dos nutrientes pelo organismo. O corpo demanda muito mais energia para digestão quando nos alimentamos em horas erradas. Muitas vezes, mesmo na ingestão de produtos naturais, teremos uma baixa assimilação, pois, não é o momento de ingestão, e sim de pausa para corpo se restabelecer.
Resumo da ópera, comer chia ou qualquer outro grão que é originado de algum país, até pode ser nutritivo e muito bom para certos biotipos, mas, não quer dizer que seja o mais adequado para você só porque foi publicado na revista Cláudia ou foi matéria do jornal da Globo.
Tentar suprir a gama de necessidades do corpo através de complexos de vitaminas até podem ser útil para algumas pessoas, mas a gramatura de cada componente pode ser excessiva para seu corpo. Fique de olho! Fique de olho também no seu nutricionista, observe qual é a corrente que ele segue, ninguém além de você é capaz de saber sobre seu corpo. Você não sabe os nomes das doenças que lhe afetam, mas sabe o que sente e como estas lhe afetam. Inchaço, mal estar, irritação, acidez, dentre outros são indicadores que algo está estranho no seu organismo.
Tomar água toda hora, comer a cada 3 horas, dentre outros mitos, funciona para algumas pessoas, para outras é totalmente prejudicial, mas como você saberá?
Reforçando, você saberá se observar o que realmente lhe faz bem, o que está lhe faltando e como compensar tudo isto harmoniosamente. Analise suas refeições e não esqueça que dietas adequadas contém produtos naturais como cereais: arroz, aveia e etc. Grãos como: lentilha, grão de bico, ervilha, fava e etc; amargos como: escarola, alface, catatonia; doces como: cenoura, batata-doce e beterraba; adstringentes como: agrião e nabo; picantes como mostarda. Frutas azedas, doces, amargas; são muito importante e necessário, pois, cada um possui uma função e auxilia no processo de assimilação e eliminação.

Comentários